Tendinite / Ruptura do Bíceps

O que é a Tendinite / Ruptura do Bíceps?

A tendinite do bíceps é uma inflamação do tendão que causa dor e fraqueza na parte da frente do ombro. Muitas vezes, esses sintomas podem ser aliviados com repouso e medicamentos. Em casos graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia para reparar o tendão.

O que causa a tendinite no bíceps?

A tendinite do bíceps geralmente ocorre junto com outros problemas no ombro. Na maioria dos casos, também há danos aos tendões do manguito rotador. Outros problemas que geralmente acompanham a tendinite do bíceps incluem: artrite da articulação do ombro; lágrimas no lábio glenoidal; instabilidade crônica do ombro (luxação); impacto no ombro; Outras doenças que causam inflamação do revestimento da articulação do ombro

Normalmente a lesão no tendão do bíceps ocorre devido às atividades diárias ao longo da vida, ao envelhecimento e, consequentemente, ao enfraquecimento gradual dos tendões. Esse processo degenerativo pode ser agravado pelo uso excessivo tanto em atividades esportivas, quanto em atividades profissionais com movimentos repetidos.

Esportes, especialmente aqueles que envolvem movimentos repetitivos acima da cabeça, como natação, tênis e beach tênis, também aumentam o risco de tendinite do bíceps.

Quais são os Sintomas da tendinite/ruptura do bíceps?

Dor ou sensibilidade na região da frente do ombro

Estalido ocasional na frente do ombro

Dor ou desconforto que desce pelo osso do braço

Sensação de fraqueza

Como pode ser feito o diagnóstico para esse tipo de tendinite?

A partir de avaliação física inicial, o médico solicitará exames de imagem para ter uma clareza maior da lesão e qual o grau de dano causado. Pode ser realizada uma radiografia (RX) e uma Ressonância Nuclear Magnética (RNM) para o correto diagnóstico e identificação da patologia.

Como pode ser realizado o Tratamento para tendinite/ruptura do bíceps?

Tratamento não Cirúrgico
O tratamento inicial geralmente envolve abordagens simples, as quais costumam ser eficazes na maioria dos pacientes sem a necessidade de cirurgia.

Repouso: restringir atividades que causem dor

Gelo

Anti-inflamatório

Infiltração

Tratamento Cirúrgico
A cirurgia está indicada quando não há melhora com o tratamento mais conservador.

Reparo – raramente o tendão poderá ser reparado

Tenodese do bíceps: a porção lesionada do tendão é ressecada e o tendão remanescente é reinserido em um novo local no úmero.

Tenotomia: em alguns casos, o tendão está muito danificado que a reparação ou tenodese não são possíveis, então o cirurgião solta o tendão lesionado da sua inserção.

Fonte: OrthoInfo